Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Futebol

O Concelho PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Localizado a Norte do distrito de Aveiro, Vale de Cambra foi elevado a Cidade no dia 20 de Maio de 1993. O Município ocupa uma área de 148, 5 Km2, onde habitam cerca de 25.000 habitantes e é constituído por nove freguesias: Arões, Cepelos, Codal, Junqueira, Macieira de Cambra, Rôge, São Pedro de Castelões, Vila Chã e Vila Cova de Perrinho.

Hoje, Vale de Cambra é um município moderno que alia as suas fortes tradições e a paisagem rural ao arrojo de indústrias de áreas tão distintas como a metalomecânica, a madeira ou os lacticínios e que desenvolveram a economia, alargaram os horizontes e contribuíram para a dinâmica empresarial, social, cultural, desportiva e cívica.

O seu centro urbano assistiu recentemente à implementação de uma série de equipamentos públicos que conferem à cidade atractividade e asseguram a fixação da sua população.
A Biblioteca Municipal, o Museu Municipal e o Centro Cultural de Macieira de Cambra, aliam a Educação à Cultura; o Pavilhão e a Piscina Municipais valorizam a área Desportiva e Recreativa e, a nível da Saúde, a reactivação do Hospital foi um passo importantíssimo dado no sentido da qualidade de vida dos munícipes.

Quem passa por Vale de Cambra tem que provar os sabores gastronómicos da região. Destacam-se nesta área, alguns pratos que poderá encontrar nos diversos restaurantes do Município. É o caso da reconhecida vitela assada, do cozido à portuguesa, dos enchidos, do presunto ou do queijo.

Conhecido também pelo gosto único dos seus vinhos verdes, o nosso Concelho deve este reconhecimento ao seu vale fértil, constituído pelo rio Caima e afluentes, que abrigam extensas matas e vinhas.
A Adega Cooperativa é uma referencia na produção de vinho de Vale de Cambra, registando no seu vasto curriculum alguns troféus. Mais recentemente lançaram-se no mercado três produtores particulares com particular gosto pela cultura vinícola, também eles detentores de alguns prémios e de que o Município tanto se orgulha.

Em termos Artesanais, o Linho e a sua cultura identifica a tradição artesã local. Mas, hoje, a paixão do artesanato alarga-se aos mais jovens passando de geração em geração, sendo por isso vasto o inventário de produtos feitos pelas mãos habilidosas locais, desde o fabrico de velas, bonecas de trapos, instrumentos em madeira ou miniaturas.

São sobejamente reconhecidas as Praias Fluviais de Vale de Cambra, com especial destaque para a Praia Fluvial de Burgães. Localizada em S. Pedro de Castelões, a praia fluvial foi recentemente dotada de mais infraestruturas que permitirão aliar o lazer à educação e à cultura. Trata-se da recuperação dos moinhos de água em pedra que actualmente albergam uma sala de exposições.
Na Praia Fluvial de Burgães poderá passear, fazer desporto, levar as crianças ao parque infantil, deliciar-se com um dos petiscos que são servidos no bar ou simplesmente, apanhar sol e descansar no extenso areal.

Mas, se se deslocar para a zona alta do Concelho poderá descobrir os encantos das praias fluviais de Cabrum, Pontemieiro e Paço de Mato, equipadas com zona de lazer e espaço para merendas.

 

População do concelho de Vale de Cambra (1801 – 2006)

1801

1849

1900

1930

1960

1981

1991

2001

2004

2006

9.489

10.166

12.264

15.745

20.404

24.224

24.537

24.805

24.761

24.591

 

Fonte: cm-valedecambra.pt

Anexos:
Fazer download deste ficheiro (mapa_concelho.pdf)MAPA DO CONCELHO[ ]196 Kb
 

Comentar


Código de segurança
Actualizar

Font changer Font changer Font changer

Idioma

Portuguese English French German Greek Italian Romanian Spanish

Vale de Cambra

Frequesias

Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje47
Esta SemanaEsta Semana2548
Este MêsEste Mês6478
TOTALTOTAL229647
Statistik created: 2017-12-17T00:24:54+00:00
Webfeel