Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Percursos Pedestres
Os principais objectivos destes Percursos Pedestres passam por preservar e divulgar não só os locais mais belos do Município de Vale de Cambra, mas também pela promoção do Turismo e, consequentemente, do desenvolvimento local e da população. Fonte: cm-valedecambra.pt.


PR3 "Na Vereda do Pastor" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


"Na Vereda do Pastor" é um Percurso Pedestre (PR 3) circular que passa pelas aldeias mais remotas do Concelho de Vale de Cambra. Neste percurso, Lomba, Agualva e Côvo mostram-se em todo o seu esplendor, com paisagens em plena Natureza e atingindo os 930 metros de altitude.

No final do percurso pode-se fazer um exercício mental e imaginar como seria a deslocação para a escola das crianças de Côvo, à mercê de chuva e frio, já que vai passar por muitos dos trilhos que outrora eram utilizados.
Informação adicional

  • Distância: 9.000 metros
  • Dificuldade: Médio, Alto
  • Duração Média: 5 horas
  • Não esquecer: Calçado confortável, impermeável para dias mais frescos. Água e lanche leve. Não fazer lume e respeitar a natureza.

 

 
PR2 "À N. Srª. da Saúde ..." PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Os principais objectivos deste Percurso Pedestre (PR2) passam por preservar e divulgar não só os locais mais belos do Município de Vale de Cambra, mas também pela promoção do Turismo e, consequentemente, do desenvolvimento local e da população.

O percurso pedestre PR2 "À N. Srª. da Saúde por caminhos de antigamente" inicia-se junto à Igreja MaNo alto de Castelões, na Serra de Gestoso, a Srº. Da Saúde de "vinte e quatro janelas" guia os aflitos, é confidente de desabafos, desgostos e causas prementes. O Santuário, erguido em Sua honra, é ladeado por um Parque Natural povoado por frondosos Carvalhos e Sobreiros que servem de sombra ás longas merendas ali realizadas por época da Romaria que se realiza, anualmente, a 15 de Agosto.

A História da Srª. Da Saúde foi construída como os percursos que nos levam até ao altar mor da Capela: de forma ascendente, ao longo de caminhos por vezes sinuosos, trilhados pelos romeiros que, em pequenos ou grandes grupos, faziam-se chegar ao Santuário nas décadas de 30, 40, 50 da forma que mais encurtasse a distância.

O percurso aqui apresentado faz-se ao logo de um caminho sem trânsito automóvel e que deseja homenagear quem por ele passou, passa e continuará a passar, para pagar as promessas à Srª. Da Saúde e pretende refazer, dentro do possível, o antigo caminho de romaria para o Santuário de N. Srª. da Saúde.
Informação adicional

  • Distância: 4000
  • Dificuldade: Fácil, para todos
  • Duração Média: 2h30
  • Não esquecer: Calçado confortável e água. Não fazer lume, nem deitar lixo no chão.

 

Anexos:
Fazer download deste ficheiro (PR2_ASENHORADASAUDE.pdf)VER PERCURSO E MAIS INFORMAÇÕES[PR2]2453 Kb
 
PR1 "Varandas da Felgueira" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


Terra de belos recantos, a aldeia da Felgueira, localizada na freguesia de Arões, respira a natureza verde da Serra da Freita e as águas límpidas e azuis do Rio Cabrum. Quem chega pode passear por caminhos de pedras gastas e percursos antigos, onde casas rústicas contam a história de uma vida intensamente rural. A Felgueira faz parte do projecto "Aldeias de Portugal" estando já recuperados os moinhos da Sobrosa e aguardando recuperação a "Casa da Aldeia". A oferta de turismo rural de qualidade, assim como a perpetuação daquilo que existe de mais genuíno na vivência da população são as lembranças de quem parte da Felgueira.

O percurso pedestre "Varandas da Felgueira" é em circuito pelo que pode ser iniciado na aldeia da Felgueira ou na de Carvalhal do Chão.

Inicia-se o percurso no lugar da Felgueira junto à paragem do autocarro, rumando-se, à direita, para o núcleo antigo daquela localidade. É um núcleo de casas antigas de construção tradicional, onde predomina o granito e o xisto, algumas delas com visiveis sinais de reconstrução dentro da traça original.

Já a caminho da cidade, o visitante pode ainda familiarizar-se com os restantes locais da freguesia de Arões, grandiosa na beleza paisagística, que estende as suas aldeias dispersas por 41Km2, entre a encosta da Serra da Gralheira e os limites do Concelho de Vale de Cambra.
Informação adicional

  • Distância: 6.100 metros
  • Dificuldade: Fácil, para todos
  • Duração Média: 2 horas
  • Não esquecer: Calçado confortável e água. Não deitar lixo no chão, respeitar a Natureza, não fazer lume.

 

Anexos:
Fazer download deste ficheiro (PR1_VARANDASDAFELGUEIRA.pdf)VER PERCURSO E MAIS INFORMAÇÕES[PR1]1540 Kb
 
PR7 - Serra da Freita PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

 


Font changer Font changer Font changer

Idioma

Portuguese English French German Greek Italian Romanian Spanish

Frequesias

Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje80
Esta SemanaEsta Semana3280
Este MêsEste Mês10682
TOTALTOTAL324452
Statistik created: 2018-07-22T01:12:31+00:00
Webfeel