Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Futebol

Percursos Pedestres
Os principais objectivos destes Percursos Pedestres passam por preservar e divulgar não só os locais mais belos do Município de Vale de Cambra, mas também pela promoção do Turismo e, consequentemente, do desenvolvimento local e da população. Fonte: cm-valedecambra.pt.


PR3 "Na Vereda do Pastor" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


"Na Vereda do Pastor" é um Percurso Pedestre (PR 3) circular que passa pelas aldeias mais remotas do Concelho de Vale de Cambra. Neste percurso, Lomba, Agualva e Côvo mostram-se em todo o seu esplendor, com paisagens em plena Natureza e atingindo os 930 metros de altitude.

No final do percurso pode-se fazer um exercício mental e imaginar como seria a deslocação para a escola das crianças de Côvo, à mercê de chuva e frio, já que vai passar por muitos dos trilhos que outrora eram utilizados.
Informação adicional

  • Distância: 9.000 metros
  • Dificuldade: Médio, Alto
  • Duração Média: 5 horas
  • Não esquecer: Calçado confortável, impermeável para dias mais frescos. Água e lanche leve. Não fazer lume e respeitar a natureza.

 

 
PR2 "À N. Srª. da Saúde ..." PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Os principais objectivos deste Percurso Pedestre (PR2) passam por preservar e divulgar não só os locais mais belos do Município de Vale de Cambra, mas também pela promoção do Turismo e, consequentemente, do desenvolvimento local e da população.

O percurso pedestre PR2 "À N. Srª. da Saúde por caminhos de antigamente" inicia-se junto à Igreja MaNo alto de Castelões, na Serra de Gestoso, a Srº. Da Saúde de "vinte e quatro janelas" guia os aflitos, é confidente de desabafos, desgostos e causas prementes. O Santuário, erguido em Sua honra, é ladeado por um Parque Natural povoado por frondosos Carvalhos e Sobreiros que servem de sombra ás longas merendas ali realizadas por época da Romaria que se realiza, anualmente, a 15 de Agosto.

A História da Srª. Da Saúde foi construída como os percursos que nos levam até ao altar mor da Capela: de forma ascendente, ao longo de caminhos por vezes sinuosos, trilhados pelos romeiros que, em pequenos ou grandes grupos, faziam-se chegar ao Santuário nas décadas de 30, 40, 50 da forma que mais encurtasse a distância.

O percurso aqui apresentado faz-se ao logo de um caminho sem trânsito automóvel e que deseja homenagear quem por ele passou, passa e continuará a passar, para pagar as promessas à Srª. Da Saúde e pretende refazer, dentro do possível, o antigo caminho de romaria para o Santuário de N. Srª. da Saúde.
Informação adicional

  • Distância: 4000
  • Dificuldade: Fácil, para todos
  • Duração Média: 2h30
  • Não esquecer: Calçado confortável e água. Não fazer lume, nem deitar lixo no chão.

 

Anexos:
Fazer download deste ficheiro (PR2_ASENHORADASAUDE.pdf)VER PERCURSO E MAIS INFORMAÇÕES[PR2]2453 Kb
 
PR1 "Varandas da Felgueira" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


Terra de belos recantos, a aldeia da Felgueira, localizada na freguesia de Arões, respira a natureza verde da Serra da Freita e as águas límpidas e azuis do Rio Cabrum. Quem chega pode passear por caminhos de pedras gastas e percursos antigos, onde casas rústicas contam a história de uma vida intensamente rural. A Felgueira faz parte do projecto "Aldeias de Portugal" estando já recuperados os moinhos da Sobrosa e aguardando recuperação a "Casa da Aldeia". A oferta de turismo rural de qualidade, assim como a perpetuação daquilo que existe de mais genuíno na vivência da população são as lembranças de quem parte da Felgueira.

O percurso pedestre "Varandas da Felgueira" é em circuito pelo que pode ser iniciado na aldeia da Felgueira ou na de Carvalhal do Chão.

Inicia-se o percurso no lugar da Felgueira junto à paragem do autocarro, rumando-se, à direita, para o núcleo antigo daquela localidade. É um núcleo de casas antigas de construção tradicional, onde predomina o granito e o xisto, algumas delas com visiveis sinais de reconstrução dentro da traça original.

Já a caminho da cidade, o visitante pode ainda familiarizar-se com os restantes locais da freguesia de Arões, grandiosa na beleza paisagística, que estende as suas aldeias dispersas por 41Km2, entre a encosta da Serra da Gralheira e os limites do Concelho de Vale de Cambra.
Informação adicional

  • Distância: 6.100 metros
  • Dificuldade: Fácil, para todos
  • Duração Média: 2 horas
  • Não esquecer: Calçado confortável e água. Não deitar lixo no chão, respeitar a Natureza, não fazer lume.

 

Anexos:
Fazer download deste ficheiro (PR1_VARANDASDAFELGUEIRA.pdf)VER PERCURSO E MAIS INFORMAÇÕES[PR1]1540 Kb
 
PR7 - Serra da Freita PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

 


Font changer Font changer Font changer

Idioma

Portuguese English French German Greek Italian Romanian Spanish

EM DESTAQUE

Frequesias

Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje240
Esta SemanaEsta Semana2741
Este MêsEste Mês6671
TOTALTOTAL229840
Statistik created: 2017-12-17T12:39:03+00:00
Webfeel