A Norte de Vale de Cambra situa-se a freguesia de Vila Chã, onde se reúnem o Rio Vigues, o Rio Trancoso, o Ribeiro de Cães e o Ribeiro de Pelamos. Os principais lugares são: Vila Chã, Boucinha, Cancela, Corredoura, Revesa, Gandra, Leiras, Lordelo, Moradal, Moinho Verde, Picão, Portela, Refojos, Relva, Regadas e Teamonde e a população, segundo dados dos Censos 2001, regista 4133 habitantes.
O topónimo e a arqueologia da região sugerem que o povoamento em Vila Chã é muito anterior à fundação da nacionalidade.
As Inquirições de D. Dinis citam, na terra de Cambra, a paróquia de Santa Maria de Vila Chã, com duas honras: a do Muradal, que era de Gomes Viegas e a de Vila Chã, considerada "herdamento D. Froilhe".
Na passagem do século XVII para o Século XVIII, Vila Chã era freguesia do concelho da Bemposta, tendo em 1768 passado para o priorado de Arouca. Participou do Foral da Feira e Santa Maria, dado por D. Manuel I, em Lisboa, a 10 de Fevereiro de 1514. Com a supressão do concelho de Macieira de Cambra, a freguesia de Vila Chã passou a integrar o concelho de Oliveira de Azeméis, voltando a pertencer a Macieira de Cambra a 13 de Janeiro de 1898. Actualmente é a sede do Município de Vale de Cambra, criado em 1926, após a extinção do concelho de Macieira de Cambra.
População em 2001 – 4.133 habitantes Área – 5,5 Km2
Fonte: cm-valedecambra.pt
|