Jornal de Notícias - Cultura
|
-
"Estado deve ter posição bastante tímida e recuada" nos media
O ministro da Cultura afirmou, esta quarta-feira, que o compromisso em "retomar o trabalho" sobre os apoios aos media local e regional e defendeu que o Estado "deve ter uma posição bastante tímida e recuada" no setor.
-
Cultura de todos, para todos
Diana Niepce ficou tetraplégica num ensaio, há oito anos. A bailarina que aprendeu a amar um novo "eu" voltou a agarrar as coreografias. Numa dança onde a deficiência entra no palco e na plateia - tem audiodescrição e interpretação em língua gestual -, abre-se caminho às artes performativas acessíveis. Os recursos para pessoas invisuais ou de baixa visão, surdos, em cadeira de rodas assistirem a peças existem. E a cultura começa a usá-los cada vez mais, até porque surgem apoios. Já evoluímos muito, mas o espetáculo ainda só vai no início.
-
A morte do vinil foi exagero. Portugal volta a fabricar discos
Cerca de 30 anos depois do encerramento da última fábrica portuguesa de vinil, propriedade da Valentim de Carvalho, as prensas retomaram a atividade e a rodela musical voltou a ser produzida no país. Desde final de 2021, a Grama, unidade fabril situada em Nogueira da Maia, respondeu a mais de 100 encomendas, nacionais e estrangeiras, produzindo uma média de 20 edições por mês. Está a diminuir os tempos de espera em Portugal e a inverter o saldo da balança comercial neste setor. Três décadas depois, o país voltou a exportar vinil.
-
Lugo será a Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2023
A decisão foi tomada esta quarta-feira na reunião da Comissão Executiva do Grupo Temático das áreas da Educação e Cultura, em Guimarães.
-
Amélia Muge: "Ainda não sei o que significa ser artista"
Amélia Muge celebra 30 anos de música com "Amélias", disco que homenageia o papel das vozes femininas.
-
Recuperação do setor da Cultura é prioridade
Fortemente atingida pela pandemia, a Cultura assume para os próximos quatro anos o objetivo de "retomar a trajetória de crescimento do setor e atingir patamares mais elevados de desempenho". Apesar dessa vontade, as medidas elencadas no programa são um decalque das do Governo anterior.
-
À dissonância do Mundo, Mourah opõe "Euphony"
Terceiro álbum de originais do músico português emigrado na Suíça traz elegante bálsamo a um tempo de feridas.
-
Pedro Pedro regressa ao Portugal Fashion sem distinção de género
Um dos desfiles mais aguardados da 50.ª Edição do Portugal Fashion era o do designer Pedro Pedro, que voltou três anos depois de ter feito uma pausa na moda. Esta sexta-feira, na Alfândega do Porto, mostrou por que deixava saudades.
-
"Nova" Casa de Camilo com mais valências didáticas
Empreitada de um ano devolveu complexo de Seide à traça original e reconstruiu a casa dos caseiros e a quinta. A inauguração decorre hoje em Famalicão.
-
"Autarcas são melhores a gerir o património do que alguém sentado na Ajuda"
As ministras da Cultura e da Modernização do Estado e da Administração Pública reafirmaram esta terça-feira que a descentralização, no caso do património cultural, permite uma gestão mais eficaz, eficiente e mais participada.
|